quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Acne também atinge adultos




Um problema geralmente relacionado à adolescência atinge cada vez mais homens e mulheres com mais de 30 anos. A chamada acne adulta, que aparece com inflamações e até pus, também pode deixar cicatrizes. E, segundo os especialistas, pode aparecer até mesmo em quem nunca teve uma única marca durante a adolescência, atingindo cerca de 5% das mulheres após os 30 anos.

“Cosméticos que utilizam substâncias que chamamos de comedôgenicas, ou seja, que obstruem os poros, já são considerados os mais novos vilões da acne adulta”, alerta a farmacêutica industrial Fabíola Lima, especialista em cosmetologia da Pharmapele. Segundo ela, esses produtos aumentam a oleosidade da pele, entupindo os poros. “O problema é que muitas pessoas não sabem disso e utilizam esses produtos sem qualquer indicação”, explica.

Acne em adultos pode ser sinal de diabetes

Joana chega ao consultório reclamando de queda de cabelo. Paula procura o dermatologista porque tem 30 anos e ainda está com acne. Marina vai ao médico preocupada com o excesso de pêlos no rosto. Mas, o que grande parte das pacientes não sabe é que esses problemas podem esconder doenças mais sérias: a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) e até mesmo o diabetes.

O alerta é da dermatologista Cristiane Dal Magro: "Muitos pacientes adultos nos procuram com o objetivo de acabar com a acne ou o excesso de pêlos e, em muitos casos, durante a investigação destes problemas, nós acabamos descobrindo que existem outras doenças que ainda não revelaram sintomas em outros locais".

Entre 5 e 10% da população feminina tem a SOP. Desse total, 25 % apresentam acne e 70 a 90% excesso de pêlos. O ciclo menstrual irregular também é um sintoma comum da Síndrome.

Pesquisas recentes revelam que algumas mulheres com acne possuem dificuldade em metabolizar açúcares, que é a chave do problema. Esse distúrbio ocorre com maior freqüência em pessoas jovens e obesas.

"Por um mecanismo ainda não conhecido a insulina não consegue ter sua ação normal, que é levar a glicose para dentro das células e transformá-la em energia. Com isso há uma produção cada vez maior de insulina. Esse aumento provoca a formação de múlitplos cistos no ovário, que produzem hormônios masculinos em excesso e a acne aparece como conseqüência. Neste caso, as espinhas podem ser sim uma manisfestação do diabetes", afirma a médica.

As mulheres precisam ficar atentas antes de se submeter a qualquer tratamento para acne ou excesso de pêlos faciais. A recomendação é fazer primeiro uma investigação laboratorial. Se alguma alteração for diagnosticada, o ginecologista ou endocrinologista deve orientar no tratamento. A Dra. Cristiane faz outro alerta: A taxa de lipídeos sanguíneos também deve ser avaliada, "pois podem ocorrer problemas no metabolismo das gorduras, predispondo a doenças cardiovasculares".

Além do controle hormonal, que é fundamental, a acne pode ser tratada com produtos de uso local ou oral, dependendo da gravidade de cada paciente. Para a remoção dos pêlos indesejáveis da face, os lasers são muito eficazes se associados ao controle dos hormônios.

Tratamentos Alternativos ou Naturais

De acordo com indicações do Dicionário de Medicina Natural, existem alternativas aos tratamentos tradicionais receitados por médicos e dermatologistas. Manter a pele limpa, lavando-a duas ou três vezes por dia, cuidando para que não fique muito seca; utilizar produtos de limpeza suaves, feitos de ingredientes naturais ou plantas, evitar o uso de maquiagem, entre outras recomendações, são meios de "auto-ajuda" que em nada prejudicam o tratamento medicamentoso.
O Dicionário sugere ainda tônicos caseiros, feitos à base de água de rosas e hamamélis, ou o uso de alho, considerado um antibiótico natural, ou pomada de própolis, como alternativas baratas de tratamento. Calêndula, Camomila, Milefólio, Sabugueiro e Alfazema são outras plantas receitadas, assim como dar banhos de vapor na face, produzido por água em infusão com flores de camomila, limeira, sálvia e alfazema, também são indicados.

Embora haja soluções apresentadas também por técnicas de aromaterapia, florais de Bach e homeopatia, é sempre recomendável que se consulte um médico especialista - no caso da acne, um dermatologista - para saber se estas iniciativas são ou não prejudiciais. Em muitos casos, elas podem ser nada mais nada menos do que inócuas, ou seja, não darem resultado algum.

Novos e Velhos Medicamentos

Alguns novos medicamentos estão sendo lançados no mercado, visando o tratamento da acne. Entre eles, o Tazaroteno, que será vendido com o nome de Zorac a partir de junho de 2001, no Brasil. Ele é baseado em vitamina A, e ao agir diretamente sobre as glândulas sebáceas, promete controlar a produção exagerada de gordura. Ainda assim, ele é recomendado para os casos mais leves. Na opinião do dermatologista paulistano Jayme, o problema maior deste tipo de medicamento é o seu preço. "O Tazaroteno vem complementar a vasta gama de medicamentos de que já dispomos para o tratamento da acne", avalia.

Existe também a opção da Isotretinoína, conhecida pelo nome comercial Roacutan, também baseada em vitamina A ácida, administrada via oral. A vitamina A ácida é considerada um dos maiores avanços da medicina no tratamento da acne. "Trata-se de um medicamento disponível há cerca de vinte anos, mas de difícil acesso pela população em função do seu alto preço. Um tratamento com Roacutan pode custar cerca de R$ 300,00 mensais", relata o médico.

Além disso, ele alerta para os efeitos colaterais do remédio, que, sendo metabolizado no fígado, exige que se façam exames prévios e, depois de iniciado o tratamento, com freqüência bimestral, para verificar a função hepática durante o uso do medicamento. O Roacutan também provoca o ressecamento da pele e, principalmente dos lábios.

"Dificilmente se receita este remédio para mulheres em idade reprodutiva, pois se for tomado por uma mulher grávida, pode causar efeitos no feto semelhantes aos causados pela Talidomida", alerta o especialista, que aproveita para reforçar a importância do acompanhamento médico antes de qualquer decisão por este ou aquele medicamento. O Roacutan pode causar efeitos tão graves que, antes de administrá-lo, o médico precisa pedir que o paciente assine um termo de responsabilidade. Se for receitá-lo para menores de 21 anos, precisa da autorização dos pais.

Outro medicamento anunciado como útil para eliminar a acne é a Flutamida, mas os seus efeitos colaterais, tais como os gástricos e importantes interações medicamentosas, também recomendam cautela na sua prescrição, afirma o Dr. Jayme. A Flutamida é um medicamento tão forte que chega a ser utilizado no tratamento de alguns tipos de câncer

A alimentação não Influi sobre a melhoria da acne

Embora alguns terapeutas indiquem dietas ricas em alimentos naturais integrais e pobre em produtos refinados e oleosos, tais como carne gorda, bolos e doces, de acordo com o Dr. Jayme, a alimentação não tem influência sobre a melhoria ou piora da acne. "Ao menos, não há qualquer prova científica de que haja esta influência, apesar de vários trabalhos já terem sido feitos neste sentido", declara. Cauteloso, o médico lembra que se a pessoa afirma ter certeza de que determinado alimento causa espinhas, é melhor parar de come-lo, ainda que não haja comprovação científica sobre esta relação. O chocolate, sempre considerado vilão das espinhas, é totalmente liberado pelo dermatologista.

O Dicionário de Medicina Natural explica que há terapeutas que receitam que se evite os chocolates e que se substitua o leite integral pelo desnatado, além de prescreverem suplementos vitamínicos com vitamina A e Zinco. "Os legumes devem ser ingeridos crus ou levemente cozidos, pois as temperaturas elevadas destroem muitas vitaminas e enzimas. Os alimentos são grelhados, cozidos no vapor ou assados no forno, em vez de fritos ou refogados", descreve o Dicionário
 

©2009 De Cara Limpah | by TNB