quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Novos e Velhos Medicamentos

Alguns novos medicamentos estão sendo lançados no mercado, visando o tratamento da acne. Entre eles, o Tazaroteno, que será vendido com o nome de Zorac a partir de junho de 2001, no Brasil. Ele é baseado em vitamina A, e ao agir diretamente sobre as glândulas sebáceas, promete controlar a produção exagerada de gordura. Ainda assim, ele é recomendado para os casos mais leves. Na opinião do dermatologista paulistano Jayme, o problema maior deste tipo de medicamento é o seu preço. "O Tazaroteno vem complementar a vasta gama de medicamentos de que já dispomos para o tratamento da acne", avalia.

Existe também a opção da Isotretinoína, conhecida pelo nome comercial Roacutan, também baseada em vitamina A ácida, administrada via oral. A vitamina A ácida é considerada um dos maiores avanços da medicina no tratamento da acne. "Trata-se de um medicamento disponível há cerca de vinte anos, mas de difícil acesso pela população em função do seu alto preço. Um tratamento com Roacutan pode custar cerca de R$ 300,00 mensais", relata o médico.

Além disso, ele alerta para os efeitos colaterais do remédio, que, sendo metabolizado no fígado, exige que se façam exames prévios e, depois de iniciado o tratamento, com freqüência bimestral, para verificar a função hepática durante o uso do medicamento. O Roacutan também provoca o ressecamento da pele e, principalmente dos lábios.

"Dificilmente se receita este remédio para mulheres em idade reprodutiva, pois se for tomado por uma mulher grávida, pode causar efeitos no feto semelhantes aos causados pela Talidomida", alerta o especialista, que aproveita para reforçar a importância do acompanhamento médico antes de qualquer decisão por este ou aquele medicamento. O Roacutan pode causar efeitos tão graves que, antes de administrá-lo, o médico precisa pedir que o paciente assine um termo de responsabilidade. Se for receitá-lo para menores de 21 anos, precisa da autorização dos pais.

Outro medicamento anunciado como útil para eliminar a acne é a Flutamida, mas os seus efeitos colaterais, tais como os gástricos e importantes interações medicamentosas, também recomendam cautela na sua prescrição, afirma o Dr. Jayme. A Flutamida é um medicamento tão forte que chega a ser utilizado no tratamento de alguns tipos de câncer

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 De Cara Limpah | by TNB