Joana chega ao consultório reclamando de queda de cabelo. Paula procura o dermatologista porque tem 30 anos e ainda está com acne. Marina vai ao médico preocupada com o excesso de pêlos no rosto. Mas, o que grande parte das pacientes não sabe é que esses problemas podem esconder doenças mais sérias: a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) e até mesmo o diabetes.
O alerta é da dermatologista Cristiane Dal Magro: "Muitos pacientes adultos nos procuram com o objetivo de acabar com a acne ou o excesso de pêlos e, em muitos casos, durante a investigação destes problemas, nós acabamos descobrindo que existem outras doenças que ainda não revelaram sintomas em outros locais".
Entre 5 e 10% da população feminina tem a SOP. Desse total, 25 % apresentam acne e 70 a 90% excesso de pêlos. O ciclo menstrual irregular também é um sintoma comum da Síndrome.
Pesquisas recentes revelam que algumas mulheres com acne possuem dificuldade em metabolizar açúcares, que é a chave do problema. Esse distúrbio ocorre com maior freqüência em pessoas jovens e obesas.
"Por um mecanismo ainda não conhecido a insulina não consegue ter sua ação normal, que é levar a glicose para dentro das células e transformá-la em energia. Com isso há uma produção cada vez maior de insulina. Esse aumento provoca a formação de múlitplos cistos no ovário, que produzem hormônios masculinos em excesso e a acne aparece como conseqüência. Neste caso, as espinhas podem ser sim uma manisfestação do diabetes", afirma a médica.
As mulheres precisam ficar atentas antes de se submeter a qualquer tratamento para acne ou excesso de pêlos faciais. A recomendação é fazer primeiro uma investigação laboratorial. Se alguma alteração for diagnosticada, o ginecologista ou endocrinologista deve orientar no tratamento. A Dra. Cristiane faz outro alerta: A taxa de lipídeos sanguíneos também deve ser avaliada, "pois podem ocorrer problemas no metabolismo das gorduras, predispondo a doenças cardiovasculares".
Além do controle hormonal, que é fundamental, a acne pode ser tratada com produtos de uso local ou oral, dependendo da gravidade de cada paciente. Para a remoção dos pêlos indesejáveis da face, os lasers são muito eficazes se associados ao controle dos hormônios.
Dica: joias religiosas
Há 5 meses
0 comentários:
Postar um comentário